Estudantes do Projeto Mais Verde visitam PARNASO e aprendem sobre combate a incêndios
Projeto Mais Verde visita PARNASO e aprende sobre incêndios

Estudantes participantes do Projeto Mais Verde em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, tiveram uma experiência de educação ambiental no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) nesta segunda-feira (22). Durante a visita, os alunos conheceram a estrutura da unidade de conservação e o trabalho desenvolvido pela Brigada de Incêndio do parque.

Atividade com brigadistas

A atividade foi conduzida pelos brigadistas Leandro Ferreira, Bruno Patrik e Hudson Santos, com a participação do coordenador de Gestão Socioambiental do PARNASO, Marcus Machado. Os estudantes aprenderam sobre as etapas de seleção e treinamento dos brigadistas, os equipamentos utilizados nas operações e as principais técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais.

Também foram apresentados exemplos de ocorrências atendidas pela equipe e ações realizadas em apoio a outras regiões do país, como nos incêndios registrados no Cerrado em 2025.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Organização territorial e participação social

Os participantes ainda aprenderam sobre a organização territorial do parque, incluindo áreas de proteção integral, zonas de amortecimento e os mecanismos de participação social existentes na gestão da unidade. Um dos temas abordados foi o funcionamento do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (CONPARNASO), que reúne representantes da sociedade civil, instituições públicas e do setor privado para contribuir com as decisões relacionadas à gestão e conservação do parque.

A atividade permitiu aos estudantes compreenderem a importância da atuação integrada entre órgãos públicos, especialistas e comunidade para a proteção ambiental.

Projeto Mais Verde

O Projeto Mais Verde é realizado em cinco municípios fluminenses: Teresópolis, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Niterói e Volta Redonda. Ele promove ações de educação socioambiental voltadas para estudantes da rede pública estadual. Ao longo do Junho Verde, os participantes desenvolvem atividades práticas, pesquisas de campo e experiências ligadas aos desafios ambientais de seus territórios.

A iniciativa é realizada pela organização Campus Avançado, com fomento do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar