A paixão do gaúcho no inverno traz bem-estar instantâneo e também faz bem à saúde do corpo. A semana foi de frio intenso e tempo firme no Rio Grande do Sul, oportunidade perfeita para "lagartear". Com o céu aberto, o hábito ganha ainda mais espaço na rotina de quem busca aproveitar os momentos ao ar livre. Basicamente, a tradição regional consiste em se expor ao sol para relaxar, como os lagartos fazem, quase sempre acompanhada de bergamota (tangerina ou mexerica em outras regiões).
Vitaminas C e D em destaque
Comer bergamota no sol auxilia na produção de duas vitaminas importantes: C e D. De acordo com a nutricionista Kyzzy Barcelos Barbosa Rodrigues, a bergamota é rica em nutrientes e importante fonte de vitamina C, que atua no sistema imunológico e auxilia na absorção de ferro. Já o sol é elemento essencial para a produção de vitamina D no corpo humano.
Benefícios para envelhecimento e intestino
A fruta auxilia no trânsito intestinal por ser rica em fibras, ajudando também na sensação de saciedade. Ela é rica em compostos antioxidantes como os carotenoides, que previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico.
Aliada dos exercícios físicos
A bergamota também é aliada de quem pratica exercício físico, segundo a especialista. O potássio da fruta auxilia no funcionamento muscular e no controle da pressão arterial. Por isso, "lagartear" antes de praticar um esporte é uma fonte de energia extra. "É necessário consumir com antecedência, porque a bergamota é rica em fibras também, então se tu comer fibras e logo em seguida fazer uma atividade física vai fazer com que o intestino funcione mais rápido, então é ideal que se consuma com antecedência", comenta a nutricionista.
Dica: depois do almoço
A dica da nutricionista Kyzzy é lagartear depois do almoço, o que intensifica a absorção dos nutrientes. Como a bergamota é fonte de vitamina C, auxilia na absorção de nutrientes como o ferro. "É imprescindível que a gente consuma a fruta de forma integral, evitando sucos porque os sucos vão aumentar a questão do açúcar da fruta, então se a gente comer elas com as fibras a gente vai evitar os picos de glicemia então vai ter um controle da glicemia se consumir ela inteira", afirma a especialista. Além disso, lagartear é fonte de prazer e pode auxiliar no controle do estresse. A nutricionista explica que a casca da fruta é rica em óleos essenciais, o que ajuda a gerar sensação de bem-estar e reduzir a ansiedade.



