A tarifa do transporte público em Limeira (SP) foi reajustada em 13,3% e os novos valores passam a valer neste sábado (7). O aumento foi publicado na última semana no Jornal Oficial do Município. De acordo com a prefeitura, o valor é reajustado após dois anos e meio sem aumentos na passagem.
O decreto determina que a Tarifa Social Pública, que até então custava R$ 4,50, passa a ser R$ 5,10. Esse valor é pago por usuários do cartão eletrônico de vale-transporte, além dos que pagam em dinheiro, na catraca dos coletivos. Já a Tarifa Estudante/Professor passa a custar R$ 2,55, exclusivamente para venda diretamente à pessoa física usuária do sistema, desde que comprove a situação.
Segundo a prefeitura, idosos a partir de 60 anos podem utilizar o ônibus de forma gratuita. Para os moradores que adquirirem créditos até esta sexta-feira (6), ou seja, no valor antigo, a validade será de 30 dias.
Além da nova tarifa, neste sábado também passa a vigorar o novo contrato do transporte público. A Sancetur, sob nome fantasia SOU Limeira, agora assume a concessão definitiva do serviço na cidade. Até então, a empresa operava por meio de contrato emergencial, há dois anos. Ela foi a vencedora na concorrência definitiva, com contrato de 15 anos.
Em dezembro, a prefeitura teve que reiniciar a licitação para concessão do serviço porque apenas uma empresa havia participado do processo de entrega de propostas. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos, essa é uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para garantir a competitividade do processo licitatório.
O edital para operação do transporte coletivo em Limeira prevê uma frota de 124 veículos para o sistema regular e sete para o sistema porta a porta, idade média da frota de cinco anos, ar condicionado em parte dos coletivos e acessibilidade para pessoas com deficiência. O sistema de bilhetagem eletrônica já implantado será mantido, com integração de uma hora.



