Os corredores da Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza, localizada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, transformaram-se em palco para o talento de dois estudantes que conquistaram a internet. Os vídeos dos amigos Raphael Carlos e Marcos Vinícius, conhecido como Bento Sanfoneiro, tocando sanfona e cantando forró, acumulam milhares de visualizações.
Parceria que começou na sala de aula
A dupla surgiu de forma despretensiosa durante uma atividade em sala de aula. Os acordes da sanfona de Bento se uniram à voz de Raphael, criando uma sintonia imediata. “No dia [da atividade] não tinha cantor, aí eu peguei meio desengonçado um pouco, mas com o tempo a gente desenvolveu muito”, explica Raphael.
Sucesso nas redes
Em uma das postagens, Raphael canta a música “Andei Só”, acompanhado por Bento na sanfona. A canção, gravada em 2001 pela banda Natiruts e regravada recentemente por Tarcísio do Acordeon, já ultrapassou 3 milhões de visualizações. O autor da música, Alexandre Carlo, comentou: “Essa eu compus no final dos anos 90. Que legal estar ultrapassando gerações. Gostei da homenagem a Dominguinhos e Gonzagão”.
Professor incentivador
O responsável por divulgar o talento dos jovens foi o professor de artes Adolf Nascimento. Ele percebeu a vocação dos alunos logo nos primeiros acordes e passou a gravar as apresentações, postando tudo nas redes sociais. “A gente estava sempre brincando e foi muito mais nessa questão da brincadeira, da diversão, porque eu sempre falo para eles que o importante é a gente se divertir nas coisas que a gente faz, tendo sucesso ou não”, afirma o professor, surpreso com a viralização. “Foi uma surpresa para mim quando um dos vídeos que a gente estava na brincadeira estourou e deu muito certo. Eu sou muito orgulhoso deles e eles sabem que o que eles precisam de mim, eles têm”.
Preservação das raízes nordestinas
No compasso da sanfona, os estudantes inspiram e não deixam ninguém parado. Mais do que talento, eles ajudam a preservar as raízes nordestinas e mostram que o forró pulsa forte no coração das novas gerações. “É um sonho de infância que era cego em minha visão, só que está sendo realizado agora”, afirma Bento.



