Prefeito de São Simão é solto após pagar fiança de R$ 16 mil
Prefeito de São Simão é solto após pagar fiança

O prefeito de São Simão, em Goiás, Wallisson José de Freitas (Podemos), foi liberado após pagar fiança de R$ 16.210,00, conforme o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Preso na quarta-feira (24) por posse ilegal de arma de fogo, ele passou por audiência na quinta-feira (25) e foi solto em liberdade provisória.

Detalhes da prisão e fiança

Duas armas foram encontradas na residência do prefeito durante mandados de busca e apreensão da Polícia Civil, que investiga suspeitas de irregularidades em contratos da Saúde. A fiança foi fixada em 10 salários mínimos (R$ 1.621,00 cada), totalizando R$ 16.210,00. Com o pagamento, Wallisson responde ao processo em liberdade.

Investigação e defesa

A defesa do prefeito optou por não se manifestar. Em vídeo nas redes sociais, Wallisson afirmou que as investigações miram um procedimento adotado no primeiro mês de mandato, em 2023: a contratação de uma 'carreta da saúde' por credenciamento, para reduzir filas. Ele disse que prestou contas ao Ministério Público, que arquivou o caso, mas uma nova denúncia levou à operação.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Operação Carreta Ardilosa

A prisão ocorreu na Operação Carreta Ardilosa, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP). Foram cumpridas 23 medidas judiciais, incluindo nove mandados de busca em São Simão, Alvorada do Norte, Nova Veneza e Goiânia. A investigação apura fraude em contratos de unidades móveis de saúde, com suspeitas de desvio de dinheiro público, sobrepreço, duplicidade de consultas e exames, além de serviços oftalmológicos pagos e não prestados. O prejuízo estimado é de R$ 1,3 milhão.

A Justiça autorizou quebra de sigilos fiscal, bancário e de dados telefônicos de investigados. A Polícia Civil segue com as apurações.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar