Em 2023, um erro bancário depositou R$ 131 milhões na conta de Antônio Pereira do Nascimento, motorista de turismo em Palmas (TO). O valor ficou disponível por cerca de sete horas, e Antônio procurou a instituição financeira imediatamente para devolver integralmente o dinheiro. Antes do erro, seu saldo era de apenas R$ 227.
Ação judicial e pedidos de indenização
Em 2024, o motorista entrou com uma ação contra o Banco Bradesco, que tramita na 6ª Vara Cível de Palmas. A defesa pede uma recompensa de 10% do valor devolvido, cerca de R$ 13,1 milhões, com base no Código Civil que trata da restituição de algo achado. Também solicita R$ 150 mil por danos morais, alegando pressão psicológica, abalo emocional e exposição indevida.
O banco informou que não comenta processos em andamento.
Consequências e impactos na vida do motorista
Antônio relata que o episódio trouxe frustrações e prejuízos. O banco classificou sua conta como 'VIP' devido ao saldo temporário, elevando as tarifas de R$ 36 para R$ 70 sem autorização. Ele passou a ser alvo de comentários maldosos, sendo chamado de 'besta' por não ter ficado com o dinheiro. Além disso, afirma não ter recebido agradecimento formal do banco e sofreu pressão psicológica para devolver o valor.
Tentativa de golpe do falso advogado
A exposição do caso atraiu criminosos. Um estelionatário usou dados reais do processo e fotos do verdadeiro advogado para cobrar uma taxa fictícia de liberação dos valores da causa. Antônio desconfiou quando lhe pediram dinheiro, pois seu advogado não cobra taxas antecipadas.
Situação atual e planos
O processo está em fase avançada. Em março de 2026, a Justiça decidiu pela dispensa do depoimento de testemunhas, indicando julgamento antecipado. A defesa recorreu pedindo esclarecimentos, que seguem em análise. Caso receba a recompensa, Antônio pretende reformar sua casa e comprar uma van nova para continuar trabalhando. 'Trabalho para comer e não peguei nada, devolvi o dinheiro para eles, e eles não me deram nada. Eu considero o banco como desonesto. Às vezes penso: se eu soubesse que isso ia dar tanto pepino, eu ia era gastar esse dinheiro mesmo. Mas eu não gosto de pegar nada dos outros', afirmou.



