A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) exonerou todos os servidores em cargos comissionados da Casa. A medida foi publicada no Diário Oficial da instituição nesta terça-feira (23), dois dias após a eleição suplementar para governador do estado. O decreto não cita o total de servidores demitidos, mas a demissão corresponde a 316 cargos no total. O ato é assinado pelo deputado estadual e presidente em exercício da Ale-RR, Jorge Everton (União Brasil), e pelos secretários Renato Silva (Podemos) e Aurelina Medeiros (União Brasil).
Reorganização administrativa
Ao g1, a Ale-RR informou que a medida faz parte de uma "reorganização administrativa" para adequar a estrutura de cargos às novas metas da atual gestão. Disse ainda que os servidores poderão ser reconduzidos aos cargos "à medida que a necessidade de cada setor for redimensionada". A demissão em massa ocorre dois dias após a eleição suplementar para governo no estado, em que o deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que é governador em exercício e tentava se eleger, perdeu nas urnas para o principal opositor, Arthur Henrique (PL). Sampaio era apoiado pelo colega de Assembleia, Jorge Everton.
Impacto nos cargos
Na prática, a medida esvazia postos em toda a engrenagem do Legislativo estadual. As exonerações atingem desde o alto escalão da Casa, como cargos ligados à Presidência, Mesa Diretora e lideranças partidárias, até funções de chefia, assessoramento e assistência em comissões permanentes e superintendências. O corte também afeta a Procuradoria, a Casa Militar, a segurança institucional e órgãos vinculados à Assembleia, como o Procon Assembleia e a Escola do Legislativo (Escolegis).



