Campinas (SP) registrou aumento na taxa de abandono escolar, conforme dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ensino médio, a taxa subiu de 2,1% em 2024 para 3,5% no ano passado. O pior índice foi na 2ª série, que atingiu 4,0% de abandono, ante 2,5% no ano anterior. A 1ª série também teve crescimento, passando de 2,4% para 3,6%.
Abandono no ensino fundamental também cresce
O levantamento do Inep aponta que a taxa de abandono no ensino fundamental passou de 0,5% para 0,7% em 2025. O 9º ano apresentou o maior percentual, com 1,6% de abandono. Os dados consideram as redes municipal, estadual e privada de ensino. Não houve abandono na rede privada.
Abandono escolar é definido como a situação em que um aluno matriculado deixa de frequentar as aulas ao longo do ano letivo, sendo o primeiro passo para a evasão, quando o estudante não se matricula no ano seguinte.
Medidas de combate ao abandono
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo informou que atua com monitoramento diário de frequência e busca ativa após faltas, além de programas que aumentam o engajamento. Segundo a pasta, as ações elevaram a presença escolar a 91% em 2025. A Prefeitura de Campinas destacou que a evasão na rede municipal se manteve estável em 0,5% e reforçou ações como busca ativa de faltosos e medidas pedagógicas preventivas.
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado afirmou: “Por meio do painel Aluno Presente, as escolas monitoram diariamente a frequência escolar e iniciam ações de busca ativa a partir de três faltas consecutivas sem justificativa.” Já a Prefeitura de Campinas declarou que “a qualificação do ensino municipal é um dos compromissos da gestão” e que “desde 2025 a secretaria já fez aperfeiçoamentos no uso do diário de classe digital e um sistema que, a cada cinco faltas consecutivas, estabelece um alerta para que a escola realize uma busca ativa”.
Cenário nacional e políticas públicas
No Brasil, a taxa de abandono no 1º ano do ensino médio caiu de 8,7% em 2015 para 2,2% em 2025, o menor da série histórica. Entre as mudanças que contribuíram estão o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), que oferece incentivo financeiro a alunos de baixa renda; a implementação do novo ensino médio, reestruturado em julho de 2024; e o avanço da educação integral, com jornada de pelo menos 35 horas semanais.
Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, afirmou: “O motivo que mais explica jovens fora da escola é a falta de interesse nos estudos. Então, a prioridade máxima para reduzir abandono e evasão deve estar em tornar a escola melhor, com mais aprendizagens significativas, mais atrativa para as juventudes de hoje.”
Desempenho insatisfatório
Apesar dos avanços na permanência, os índices de aprendizagem ainda são baixos. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2025, apenas 7,7% dos concluintes do ensino médio atingiram níveis adequados de conhecimento em português e matemática simultaneamente.



