A partir deste domingo, os ônibus municipais do Rio de Janeiro deixam de aceitar dinheiro como forma de pagamento. A tarifa poderá ser paga com o cartão Jaé, aplicativo ou PIX. A medida visa modernizar o sistema de transporte, uma vez que 96% dos passageiros já utilizam meios eletrônicos, segundo dados da prefeitura.
Como pagar a passagem
O passageiro pode usar o cartão Jaé, disponível em pontos de venda e recarga, ou o aplicativo Jaé, que gera um QR Code para validação no ônibus. Também é possível pagar via PIX, mas apenas para viagens unitárias, sem direito a integração tarifária. A prefeitura informou que o PIX é aceito como alternativa para quem não tem o cartão ou aplicativo.
Integrações restritas
As integrações do Bilhete Único Carioca e do Bilhete Margaridas (para mulheres) serão exclusivas para o cartão preto (Jaé) e para o aplicativo. Quem pagar com PIX não terá direito a integração. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a mudança busca simplificar o sistema e reduzir custos com manuseio de dinheiro.
“A modernização é necessária para oferecer mais agilidade e segurança aos passageiros”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Maína Celidonio. A expectativa é que a medida reduza filas e tempo de embarque.



