A prefeitura e o governo do estado do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia do jogo da seleção brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo. A medida foi anunciada após a classificação do Brasil para as oitavas de final e não atinge órgãos considerados essenciais, como hospitais.
Decisão conjunta
O prefeito Eduardo Cavaliere e o governador Ricardo Couto coordenaram a decisão, que foi oficializada nos Diários Oficiais do município e do estado. Segundo a publicação, o ponto facultativo vale para servidores públicos estaduais e municipais, com exceção daqueles que atuam em serviços essenciais, como saúde, segurança e transporte.
Impacto nos serviços
Hospitais, delegacias e órgãos de emergência manterão funcionamento normal. A medida busca facilitar a participação dos torcedores no jogo, que ocorre às 16h (horário de Brasília) no Estádio do Maracanã. A seleção brasileira enfrenta o Japão em partida válida pelas oitavas de final.
A classificação do Brasil ocorreu após vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai na última rodada da fase de grupos. O técnico Tite confirmou que manterá a base do time titular para o confronto.
Reações
Em postagem bem-humorada nas redes sociais, o prefeito Eduardo Cavaliere usou imagens do atacante Vini Jr. para celebrar a classificação e anunciar o ponto facultativo. “Vai ter feriado sim, torcida!”, escreveu. O governador Ricardo Couto também se manifestou: “O Rio vai parar para torcer pelo hexa. Juntos, Brasil!”
O ponto facultativo não se aplica a servidores federais no estado, que seguem calendário próprio. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) informou que as empresas privadas podem aderir ou não à medida, cabendo a cada empregador decidir.



