Moradores do Parque da Liberdade, em Americana (SP), denunciam o descarte irregular de resíduos em uma área verde do bairro. O lixo acumulado ao longo da Avenida Florindo Sibim forma uma montanha de aproximadamente cinco metros de altura e 200 metros de extensão, afetando diretamente cerca de 6 mil pessoas.
Problemas causados pelo acúmulo de lixo
O terreno, localizado na principal entrada do bairro, concentra restos de alimentos, móveis, pneus e até animais mortos. A sujeira atrai urubus e serve de ponto para pessoas que buscam materiais recicláveis como fonte de renda extra. Moradores relatam que a situação se arrasta há anos e causa transtornos como fumaça gerada por queimadas nos resíduos, abandono recorrente de animais (cães e gatos) e limpeza ineficiente, com tratores que apenas empurram o lixo sem retirá-lo da via.
Relatos de moradores
A dona de casa Aparecida Bortolassi Goulart afirma que a comunidade pede a revitalização do espaço, mas se sente ignorada pela administração municipal. "A gente pede para tirar esse lixo aqui, plantar árvore aqui, que é a coisa mais bonita que tem, mas não adianta. A gente avisa sempre, mas ninguém está fazendo nada aqui não. Nós aqui somos desprezados", afirma. O autônomo Marcos Antônio Paulino também desabafa: "Não dá, não dá. Não tem jeito. Do jeito que está, pelo amor de Deus, chega, né?"
Resposta da prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Americana informou que o espaço é monitorado por câmeras e que a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos faz a limpeza do local periodicamente. A EPTV, afiliada da TV Globo para a região de Campinas, questionou o município sobre quantas pessoas já foram autuadas a partir das imagens de segurança. Até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.



