A professora Maria Stela Rangel da Silva faleceu nesta quarta-feira (24), aos 74 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, em Teresina. A notícia foi confirmada pelo Instituto Dom Barreto, instituição onde ela trabalhou por décadas. A família optou pela doação de órgãos, conforme informou a escola.
Internação e luto
Stela Rangel estava internada desde 15 de junho em um hospital da capital piauiense. Em decorrência do falecimento, o Instituto Dom Barreto decretou luto de dois dias e suspendeu todas as atividades até sexta-feira (26). Ainda não foram definidos horário e local do velório e sepultamento.
Legado educacional
Em nota oficial, o Instituto Dom Barreto destacou a trajetória da educadora: “É com profundo pesar que o Instituto Dom Barreto comunica o falecimento da professora Maria Stela Rangel da Silva. Educadora por vocação e exemplo, professora Stela dedicou grande parte de sua vida à missão de formar pessoas e transformar vidas por meio da educação.”
A instituição acrescentou: “Sua trajetória é parte da história do Instituto Dom Barreto, instituição que ajudou a fortalecer e conduzir com firmeza, sensibilidade e amor. Ao longo de décadas, profa Stela marcou gerações de estudantes, educadores, colaboradores e famílias com sua presença acolhedora, sua sabedoria serena e seu compromisso inabalável com os valores humanos e com a excelência educacional.”
Homenagem e memória
A nota ainda ressalta: “Mais do que uma professora e diretora admirável, ela foi uma guardiã de princípios, memórias e afetos. Seu legado permanecerá vivo nas salas de aula, nos corredores da escola, nas histórias compartilhadas e, sobretudo, nas vidas que tocou com generosidade e dedicação.” A comunidade escolar se une em luto e gratidão pela contribuição de Stela Rangel à educação no Piauí.



