A prefeitura de Ipatinga confirmou a primeira morte por dengue no município em 2026. A vítima era uma mulher com mais de 70 anos e que apresentava comorbidades. O óbito ocorreu em abril, mas foi confirmado em maio, após a conclusão da investigação epidemiológica, posteriormente validada pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.
Ações de controle e prevenção
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade mantém ações diárias de controle das arboviroses. Entre as medidas estão as visitas realizadas por agentes de endemias e as atividades do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), feito ao longo de todo o ano para monitoramento e prevenção.
Apelo à população
Em nota, a secretaria reforçou a importância da participação da população no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No comunicado, o órgão destacou que a eliminação de possíveis criadouros continua sendo a principal forma de evitar a proliferação do vetor. A orientação é que moradores verifiquem regularmente locais que podem acumular água parada, como caixas d'água, recipientes descartáveis e calhas, contribuindo para reduzir o risco de transmissão das arboviroses no município.



