Um vídeo raro da fauna amazônica viralizou nas redes sociais ao mostrar um boto arremessando um peixe-elétrico para fora da água com golpes de cauda. A cena foi registrada durante uma pescaria no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), pelo morador Bruno José, e já ultrapassa dois milhões de visualizações.
Comportamento de caça ou defesa
Nas imagens, a cauda do boto surge na superfície e lança o peixe para fora do rio. A ação se repete pelo menos seis vezes, com o peixe dando cambalhotas no ar antes de cair novamente na água. Segundo Bruno José, acompanhar o comportamento foi surpreendente: "Eu tive o prazer de participar da pescaria e pude presenciar essa cena maravilhosa da natureza, que é o confronto entre o boto e o peixe-elétrico. É uma cena muito rara de se ver e muito bonita".
Explicação do biólogo
O biólogo Flávio Terassini afirma que o comportamento pode ser uma estratégia de caça ou defesa. "Ele está tentando matar o peixe-elétrico. O boto usa a cauda para lançar o peixe para fora da água e, com o impacto da queda, tenta matá-lo. É um comportamento semelhante ao observado em orcas, que também são cetáceos e parentes dos botos", explicou. Apesar dos repetidos golpes, Terassini acredita que o peixe-elétrico tenha sobrevivido, pois a espécie é bastante resistente e provavelmente suportou fortes impactos antes de voltar para a água.
Impacto no turismo
Bruno José acredita que o vídeo ajuda a divulgar as belezas naturais de Rondônia e fortalece o turismo na região. "Isso demonstra o quanto a nossa fauna é rica e ajuda a atrair pessoas que procuram turismo ecológico e pesca esportiva. O Rio Guaporé é muito bonito, assim como os rios de Rondônia", afirmou.



