O Grêmio concretizou a venda do zagueiro Viery para a Fiorentina por 17 milhões de euros, tornando-se a terceira transferência mais cara de um defensor na história do futebol brasileiro. O clube gaúcho manteve 10% dos direitos econômicos para futuras negociações.
Detalhes da negociação
A transação foi conduzida pelo empresário Vinicius Prates e confirmada pelo GLOBO. Viery, de 21 anos, teve rápida ascensão no time principal do Grêmio, acumulando 39 partidas na temporada. O valor de 17 milhões de euros supera a maioria das vendas de zagueiros brasileiros, ficando atrás apenas de negociações como a de Éder Militão (do São Paulo para o Porto) e Lucas Veríssimo (do Santos para o Benfica).
Impacto para o Grêmio
Com a venda, o Grêmio reforça seu caixa e mantém uma participação em uma possível valorização futura do atleta. A cláusula de 10% sobre vendas futuras garante ao clube uma fatia de eventuais novas transferências. Viery se destacou pela solidez defensiva e boa saída de bola, chamando a atenção do mercado europeu.
Carreira de Viery
Formado nas categorias de base do Grêmio, Viery estreou no profissional em 2025 e rapidamente se firmou como titular. Sua venda representa a terceira maior da história do clube para um zagueiro, atrás apenas de Geromel (nunca vendido por valor similar) e Kannemann. A Fiorentina, tradicional clube italiano, aposta no jovem para reforçar sua defesa na Serie A.



