Uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2026, Guadalajara, no México, inaugurou recentemente uma estátua de quase 10 metros de altura em homenagem a Pelé. O monumento reforça a ligação histórica da cidade com a Seleção Brasileira, que teve o município como casa durante os Mundiais de 1970 e 1986.
Homenagem no Estádio Jalisco
A homenagem foi erguida nos arredores do Estádio Jalisco, palco de momentos marcantes da história da seleção brasileira. Foi ali que o Brasil disputou cinco partidas na campanha do tricampeonato mundial em 1970 e outras cinco na Copa de 1986.
Conexão entre Guadalajara e o futebol brasileiro
A reportagem do Globo Repórter no México destacou a forte conexão entre Guadalajara e o futebol brasileiro. "Na Copa de 70 esse lugar foi à loucura com cinco jogaços do Brasil. Em 86, outros cinco... incluindo a eliminação para a França, mas isso a gente pode esquecer, né!", brincou a apresentadora Sandra Annenberge ao visitar o Estádio Jalisco.
A paixão da cidade pela seleção permanece viva décadas depois dos Mundiais. "Tanto que esta praça, em frente ao estádio, se chama Brasil. E ganhou essa estátua em homenagem aos nossos heróis da Copa de 70", afirmou.
Nova estátua gigante
A apresentadora também chamou atenção para a mais nova homenagem ao futebol brasileiro. "A paixão é tão grande que uma nova homenagem acaba de surgir, aqui... um Pelé gigante!", disse. A estátua tem quase 10 metros de altura.
Memórias dos moradores
Entre os moradores, as lembranças do craque seguem vivas. O aposentado Rafael Saldaña contou que assistiu Pelé em campo quando tinha apenas 15 anos. "Eu tinha 15 anos... quando vi o Pelé", recordou. Sobre a equipe brasileira da época, ele foi enfático: "Jogo bonito! O Brasil era um timaço! (...) cheio de estrelas!".
Rafael também afirmou que o carinho dos mexicanos pela seleção era compartilhado em todo o país. "O país torceu pelo Brasil", disse.
A educadora Claudia Sarabia lembrou do impacto que a seleção causava na população local durante a Copa. "Todas as cores, amarelo... e a mistura com a nossa bandeira, era motivador! Como esquecer?", afirmou.
Já o comerciante Javier Sanchez destacou o legado deixado pela geração tricampeã. "Quem jogou melhor que eles? Ninguém!", declarou. Para Javier, a ausência da Seleção Brasileira no México durante a próxima Copa do Mundo será sentida pelos torcedores locais. "Uma tristeza, eu esperava que o Brasil viesse", lamentou.
Claudia resumiu o sentimento compartilhado por muitos moradores da região: "A Seleção Brasileira é símbolo de Jalisco e Guadalajara".



