Corredora piauiense viraliza ao relatar episódio de diarreia durante maratona no Rio de Janeiro
A fotógrafa e corredora Louany Naira, de 25 anos, moradora de Teresina, compartilhou nas redes sociais que defecou nas próprias roupas durante a Maratona do Rio de Janeiro, enquanto tentava bater o próprio recorde nos 42 quilômetros. O relato rapidamente repercutiu, acumulando mais de 1 milhão de visualizações.
Segundo Louany, esta foi a terceira maratona de sua carreira e também uma das mais desafiadoras. Ela chegou à prova com o objetivo de melhorar a marca obtida no ano anterior, quando completou o percurso em 3 horas e 43 minutos.
Ansiedade e preparação
A corredora afirmou que estava mais ansiosa do que o habitual devido à meta estabelecida. Ela seguiu o planejamento de alimentação e hidratação realizado durante os treinamentos, mas acredita que a combinação entre ansiedade, ingestão de líquidos, consumo de géis energéticos e o esforço físico intenso contribuiu para o episódio.
“Eu tinha uma meta um pouco ousada, que era bater o meu recorde pessoal. Eu treinei o corpo, treinei o intestino para receber a quantidade de géis que ia receber na prova, mas teve também a ansiedade e muita hidratação para evitar desidratação”, contou à Rede Clube.
O momento da corrida
Louany relatou que chegou a parar uma vez para usar o banheiro durante o percurso, mas não encontrou outra estrutura quando voltou a sentir necessidade. “Eu tentei segurar por muito tempo, como faço normalmente nos treinos, mas comecei a sentir câimbras na barriga. Se eu parasse, perderia mais tempo e provavelmente não conseguiria alcançar meu objetivo”, disse.
Ela afirmou que, apesar do constrangimento, não se sentiu julgada pelos demais participantes. Após concluir a prova, utilizou a estrutura disponível no evento para se limpar, tomou banho, trocou de roupa e permaneceu acompanhando a programação da maratona.
Identificação de outros corredores
Ao compartilhar a experiência nas redes sociais, Louany disse que pretendia mostrar uma realidade pouco comentada entre atletas, especialmente corredores amadores. A publicação recebeu mensagens de pessoas que já passaram por situações semelhantes durante treinos ou competições.
“Eu só quis mostrar a realidade do corredor amador. Muita gente não fala sobre isso. Recebi mensagens de pessoas dizendo que já viveram situações parecidas e me parabenizando pela coragem de compartilhar”, afirmou.
O que dizem os especialistas
De acordo com o doutor em fisiologia Antônio Carlos Cortez, episódios como o relatado pela corredora são mais comuns do que se imagina em provas de alta intensidade. Durante a corrida, o organismo direciona grande parte do fluxo sanguíneo para músculos, pele e coração, reduzindo a circulação no sistema gastrointestinal.
“Isso pode causar náuseas, vômitos, diarreia e até perda urinária”, explicou. O fenômeno é conhecido como distúrbio gastrointestinal induzido pelo exercício e pode ser agravado por desidratação, alimentação inadequada, uso de estimulantes e níveis elevados de estresse ou ansiedade.
Cortez também destaca que mulheres apresentam maior predisposição a esse tipo de ocorrência devido a fatores fisiológicos. “Há aumento da pressão intra-abdominal e sobrecarga do assoalho pélvico, o que influencia no controle intestinal”, afirmou à Rede Clube.
Segundo o especialista, embora não seja uma situação desejável, episódios como esse podem ocorrer até mesmo entre atletas preparados e acompanhados por profissionais, principalmente em provas longas e de alta exigência física.



