O vertedouro da Usina de Itaipu foi aberto às 7h30 deste domingo (28), pela primeira vez em sete meses, para controlar o nível do reservatório após as chuvas elevarem o volume de água. A última abertura do vertedouro para controle do nível do reservatório havia ocorrido em 23 de novembro de 2025.
Nível do reservatório atinge cota crítica
Segundo a Itaipu Binacional, o reservatório atingiu a cota de 220,36 metros, próxima do limite máximo de operação, que é de 220,50 metros sobre o nível do mar. A abertura foi programada porque, além do aumento do nível provocado pelas chuvas, as condições do sistema elétrico impediram que o controle do reservatório fosse feito apenas com o aumento da geração de energia.
Operação do vertedouro
Neste momento, apenas a calha esquerda do vertedouro está aberta, com vazão de 1.450 metros cúbicos por segundo, de acordo com a Itaipu. A usina informou que o vertedouro permanecerá em operação até que seja possível voltar a controlar o nível do reservatório por meio do aumento da geração de energia.
A Itaipu destacou que a abertura não afeta o fornecimento de energia e que a usina segue atendendo normalmente à demanda de Brasil e Paraguai. A hidrelétrica é do tipo fio d'água, com reservatório de baixa capacidade de armazenamento.



