Vereadora é presa ao sacar R$ 500 mil em agência bancária no Piauí
A vereadora Nalvinha Melo (PDT) foi presa em flagrante pela Polícia Federal dentro de uma agência bancária em Piripiri, no Piauí, ao sacar aproximadamente R$ 500 mil em espécie. Ela é investigada por suspeita de lavagem de dinheiro. Após audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (25), a Justiça concedeu liberdade provisória mediante pagamento de fiança no valor de R$ 20 mil.
Investigação da Polícia Federal aponta movimentações suspeitas
De acordo com a PF, a movimentação financeira da vereadora é supostamente incompatível com sua capacidade econômica declarada. Além do dinheiro, foram apreendidos comprovantes bancários e um celular. A PF informou que a ação foi motivada por informações sobre movimentações financeiras suspeitas e indícios de que operações de empresas ligadas a Nalvinha estariam relacionadas a contratos com a administração pública. A investigação também apura o envolvimento de outras pessoas físicas e jurídicas no possível crime.
Defesa alega origem lícita dos valores e critica prisão
A defesa da vereadora afirmou ao g1 que demonstrará judicialmente a origem lícita dos valores e a licitude de sua destinação, que teria sido previamente informada no provisionamento e movimentação dos recursos. Em nota, os advogados destacaram que a realização de saque de vultosa quantia em espécie, por si só, não constitui crime no ordenamento jurídico brasileiro. A defesa obteve a concessão da liberdade por reconhecer o Poder Judiciário a ausência dos requisitos para prisão cautelar.
Nalvinha Melo tomou posse em agosto de 2025
Nalvinha Melo assumiu o cargo de vereadora na Câmara Municipal de Piripiri no dia 15 de agosto de 2025, ocupando a vaga deixada por Chintia Resende (PDT), atual secretária de governo do município. A reportagem também contatou a Câmara de Piripiri e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para obter posicionamento sobre o caso, mas aguarda retorno.



