Sucuri de mais de 5 metros reaparece em Lagoa da Prata e viraliza
Sucuri de 5 metros reaparece em MG e viraliza

Um vídeo impressionante de uma sucuri com mais de 5 metros de comprimento voltou a circular nas redes sociais, reacendendo o fascínio pelo animal que não era avistado desde 2022 em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A gravação, feita pelo biólogo e youtuber Matheus Araújo no final de janeiro, só foi divulgada neste mês por questões de segurança, e já ultrapassa 200 mil visualizações.

Biológico explica demora na divulgação

Em entrevista ao g1 nesta terça-feira (2), Matheus Araújo revelou que esperou a sucuri, conhecida como Cotoca, deixar o local antes de tornar o vídeo público. "Meu amigo Gabriel Camargos, também biólogo, avistou a Cotoca novamente e me avisou. Fui até Lagoa da Prata. Registros como esse são importantíssimos para monitorar o crescimento e os hábitos do animal, além de contribuir para a preservação da espécie", afirmou.

Monitoramento pela prefeitura

Os últimos registros da sucuri ocorreram em janeiro, na comunidade de Tabocas, próxima ao Rio São Francisco. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o animal se desloca periodicamente para outras áreas da mata. O secretário Leonardo Borges informou ao g1 que, após saberem do vídeo, uma equipe foi ao local para verificar se Cotoca ainda estava lá, mas não a encontrou. "A área onde ela vive é extensa, com brejo, mata e cerrado. O próximo passo é verificar se há alguma ninhada na região", explicou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Orientação do Ibama

Devido à dificuldade de manejo e aos riscos envolvidos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) orientou as equipes de Lagoa da Prata a apenas monitorar a sucuri e preservar sua vida. "Estamos acompanhando para garantir que o local não receba visitação excessiva, o que poderia afugentar o animal", concluiu o secretário.

Histórico da primeira aparição

A sucuri, que possui a cauda amputada, foi vista pela primeira vez em 2019 por um ciclista. O ambientalista Saulo de Castro, após saber do ocorrido, foi ao local com uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Em 2022, ele relembrou o encontro com Cotoca: "Fizemos o registro, mas não conseguimos medir o animal. Tiramos fotos e um vídeo, mas acabamos espantando a sucuri, que estava muito exposta, e ela sumiu na vegetação".

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar