Mulher em situação de rua é encontrada morta em Mogi das Cruzes
Mulher em situação de rua morta em Mogi das Cruzes

Uma mulher de 43 anos em situação de rua foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (25) no Centro de Mogi das Cruzes. Este é o segundo caso envolvendo pessoas em situação de rua encontradas mortas na região central da cidade em menos de 24 horas. A Polícia Civil investiga as circunstâncias das duas mortes.

Frio intenso e investigação

Mogi das Cruzes tem registrado baixas temperaturas nos últimos dias. Nesta quinta-feira, a temperatura mínima foi de 10,5°C. Na noite de quarta-feira (24), os termômetros marcaram 12,6°C. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a mulher foi encontrada já sem vida e sem sinais aparentes de violência. A perícia foi acionada e o caso foi registrado como morte suspeita.

Acompanhamento pela assistência social

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, a mulher estava em situação de rua havia cerca de seis meses por causa da dependência química e era acompanhada pelas redes municipais de assistência social e saúde. Nos últimos 60 dias, ela recebeu 12 atendimentos. Na quarta-feira (24), por volta das 17h, foi abordada por equipes da Prefeitura. Ainda segundo Daniela, a mulher tem familiares em Mogi das Cruzes, que tentavam convencê-la a voltar para casa, mas ela recusava. A Prefeitura também oferecia acolhimento no Centro Pop, onde poderia tomar banho, trocar de roupa, se alimentar e ser encaminhada para um abrigo para pernoite.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

“O nosso sistema hoje de abordagem social e atendimento a pessoas em situação de rua em Mogi é um sistema que tem todo o acolhimento”, explicou a secretária. Ela informou ainda que o número de vagas para pernoite nas organizações parceiras foi ampliado em mais de 20%. Atualmente, são 34 vagas a mais do que antes da ampliação.

Acolhimento no Alto Tietê

Com a queda das temperaturas no Alto Tietê, as prefeituras da região intensificaram os serviços de acolhimento e abordagem social para a população em situação de rua. As ações fazem parte dos planos emergenciais ativados durante o período de frio, quando os municípios registram aumento na demanda por atendimento e pernoite em abrigos. Durante esse período, os abrigos da região devem contar com ampliação de vagas, reforço de equipes e distribuição de itens como cobertores e roupas de inverno.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar