A Polícia Civil do Paraná investiga a morte do gari José Sidnei Aires dos Santos, de 47 anos, que faleceu na terça-feira (23) após sofrer um acidente enquanto trabalhava na coleta de lixo em Curitiba. O caso é tratado inicialmente como homicídio culposo na direção de veículo automotor, segundo o delegado Edgar Santana.
Acidente ocorreu na sexta-feira (19)
O trabalhador estava na traseira de um caminhão de lixo quando uma moto colidiu com o veículo e o atingiu. Imagens de câmera de segurança mostram que ele conseguiu sair andando após o impacto, mas com dificuldade. José Sidnei foi levado a um hospital, onde permaneceu internado até falecer na terça-feira.
O gari tinha 47 anos e trabalhava na função há 15 anos. Ele foi sepultado na quinta-feira (25) em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. O nome do motociclista envolvido não foi divulgado.
Alerta do delegado e do sindicato
O delegado Edgar Santana ressaltou a importância da atenção no trânsito: “Fica mais uma vez o alerta: o trânsito exige atenção o tempo todo. Um momento de distração pode gerar consequências graves, inclusive mortes, como ocorreu nesse caso.”
O Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) lamentou a morte e destacou que, em menos de um mês, dois coletores de lixo de Curitiba morreram em acidentes. No final de maio, um gari foi prensado por um caminhão. Em nota, o Siemaco reforçou: “Onde há um caminhão de coleta, há também três trabalhadores arriscando diariamente suas vidas para manter a cidade limpa. Nada substitui uma vida e o Siemaco continuará lutando por mais saúde, segurança e respeito no trânsito.”
Investigação em andamento
O inquérito foi instaurado pela prática de homicídio culposo, sem intenção de matar. A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias do acidente.



