Um homem de 29 anos foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) após passar mais de 20 horas desaparecido em uma região de mata na localidade de Rio do Salto, em Rio Negrinho, no Norte do estado. A vítima foi encontrada no sábado (27) debilitada, desorientada e com sinais de hipotermia.
Desaparecimento e buscas
Segundo os bombeiros, o homem havia saído sozinho por volta das 15h de sexta-feira (26) para verificar um problema na captação de água em uma nascente. Familiares relataram que essa situação já havia ocorrido outras vezes, mas desta vez ele não retornou. O desaparecimento foi comunicado aos bombeiros às 19h13 do mesmo dia.
As buscas tiveram início imediato, com apoio de vizinhos e familiares que conheciam as trilhas da região. Os socorristas percorreram todo o trajeto até a nascente, onde encontraram vestígios da passagem do homem. Em seguida, foram averiguados pontos de maior risco, como quedas d’água e córregos.
Suspensão noturna e retomada
Por volta das 22h de sexta, após percorrerem todas as trilhas disponíveis, os bombeiros optaram por suspender as buscas durante a noite por questões de segurança. A procura foi retomada na manhã de sábado com divisão de equipes e o auxílio de um cão farejador.
Por volta das 12h45, o homem foi localizado. Os bombeiros verificaram que ele havia feito o conserto de uma mangueira, o último vestígio de sua passagem, e estava próximo ao local. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada à Fundação Hospitalar de Rio Negrinho. O g1 não conseguiu contato com a unidade de saúde para atualizar o estado de saúde do homem.
Investigação
O g1 também entrou em contato com a Polícia Civil para verificar se há investigação sobre as circunstâncias do desaparecimento, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.



