O adolescente potiguar Bernardo Barreto de Oliveira, de 15 anos, morreu nesta quinta-feira (25). Ele havia recebido um transplante de medula óssea de um doador polonês em outubro de 2024, como parte do tratamento contra leucemia aguda. O transplante foi realizado no Real Hospital Português, em Recife, e a medula era 100% compatível.
Diagnóstico e campanha nas redes sociais
Bernardo foi diagnosticado com leucemia aguda em 2023. Em março de 2024, ao saber da necessidade do transplante, ele e sua família iniciaram uma campanha nas redes sociais para encontrar um doador. A mobilização alcançou a Polônia, onde um doador anônimo se voluntariou. A doação ocorreu em 6 de outubro de 2024, e o transplante no dia seguinte. Segundo a família, eles não se conheciam.
Fé inabalável e retorno à escola
Bernardo era conhecido nas redes sociais por sua fé inabalável diante da doença. O tratamento começou em 2023, após dores no tornozelo que inicialmente foram diagnosticadas como artrite. Um mielograma confirmou a leucemia. Meses depois, ele retornou à escola, recebido com festa por colegas e professores. No entanto, em 2025, a doença voltou.
Importância da doação de medula
Nas redes sociais, Bernardo reforçava que a campanha ajudaria outras pessoas, mesmo que ele não encontrasse um doador compatível. Segundo o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a chance de compatibilidade é de 1 em 100 mil pacientes para um doador. A mãe, Monalisa Barreto, destacou o apoio recebido nas redes sociais.



