O valor do pedágio do Sistema Anchieta-Imigrantes será reajustado em 4,91% a partir de julho. Com isso, a tarifa nas rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) passará de R$ 38,70 para R$ 40,60. O reajuste foi homologado pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (24). As novas tarifas da Ecovias Imigrantes entram em vigor à 0h do dia 1º de julho de 2026.
Detalhes do reajuste
Segundo a deliberação da Artesp, os novos valores passam a valer para veículos de passeio e comerciais a partir da 0h de 1º de julho. O reajuste integra a atualização anual das tarifas prevista nos contratos de concessão das rodovias estaduais paulistas.
Confira os valores atuais e os novos valores das praças de pedágio da Ecovias Imigrantes:
- Rodovia dos Imigrantes (Piratininga - km 32): Atual: R$ 38,70 | Novo: R$ 40,60 | Aumento: R$ 1,90 (4,91%)
- Via Anchieta (Riacho Grande - km 31): Atual: R$ 38,70 | Novo: R$ 40,60 | Aumento: R$ 1,90 (4,91%)
- Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Santos - km 250): Atual: R$ 18,30 | Novo: R$ 19,20 | Aumento: R$ 0,90 (4,92%)
- Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (São Vicente - km 280): Atual: R$ 10,90 | Novo: R$ 11,40 | Aumento: R$ 0,50 (4,59%)
Pedágios mais caros do país
Com o reajuste, as praças das rodovias Imigrantes e Anchieta se mantêm como as mais caras do Brasil, com tarifa de R$ 40,60. Em segundo lugar aparece o pedágio de Cujubim (BR-364), com R$ 37, mas com cobrança suspensa pela Justiça. Em terceiro, Pimenta Bueno (BR-364) com R$ 35,40, seguido pela Rodovia dos Lagos (RJ-124) com R$ 30,60 em finais de semana e feriados.
Implantação do free flow
Com a implantação dos pórticos de free flow, prevista para o mesmo dia, o modelo de cobrança nas rodovias Anchieta e Imigrantes será alterado. O sistema vai substituir as praças físicas de pedágio e permitir a cobrança por sentido de tráfego. Após o reajuste e com a implantação do free flow, a tarifa de referência passará a ser de R$ 20,30 por trecho, tanto na subida quanto na descida da serra. Com a mudança no modelo de cobrança, o sistema pode deixar de ocupar o posto de pedágio mais caro do país. A alteração foi anunciada pela diretora da Artesp, Raquel Carneiro. Atualmente, a cobrança ocorre apenas no sentido litoral, na descida da serra, enquanto a subida é isenta. Motociclistas seguem sem cobrança nos dois sentidos.



