A partir do domingo, dia 4, as passagens dos transportes municipais da cidade do Rio de Janeiro — ônibus, VLTs, BRTs, 'cabritinhos' e vans — serão reajustadas em R$ 0,30. Um decreto publicado no Diário Oficial do município nesta terça-feira, dia 30, determinou que as tarifas, atualmente no valor de R$ 4,70, passarão a custar R$ 5.
O valor pago pelo passageiro, no entanto, não corresponde à totalidade recebida pelas empresas. A tarifa de remuneração foi fixada em R$ 6,60. A diferença, de R$ 1,60 por viagem, é coberta pelo município por meio de subsídio, após a conversão da remuneração por passageiro em remuneração por quilômetro rodado.
O novo preço foi calculado com base na fórmula paramétrica prevista nos contratos de concessão do serviço, utilizando dados até novembro de 2025. A decisão também considerou acordos judiciais firmados entre o município e as empresas de transportes, como o que instituiu o Indicador de Receita por Quilômetro (IRK).
No acordo celebrado em maio de 2022 entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus, foi estabelecido o pagamento do subsídio com base no quilômetro efetivamente rodado. O IRK é calculado a partir da relação entre a receita total do sistema e a quilometragem percorrida, servindo como parâmetro para o acompanhamento e a remuneração do serviço prestado.
No sistema estadual, a Supervia informou que a tarifa dos trens não terá aumento em 2026. O valor permanecerá em R$ 7,60, mesmo após o dia 2 de fevereiro, data prevista para reajuste na concessão. Segundo a concessionária, o reajuste anual tem como base o contrato de concessão com o Governo do Estado, que define o IGP-M acumulado de 12 meses como índice de correção. Dessa forma, a tarifa não sofrerá alteração.



