O humorista Waldemar Neto Lobo Melo do Carmo, conhecido como "Seu Waldemar", continuará preso no Paraguai. A decisão foi tomada após audiência de custódia realizada nesta quinta-feira (25). Ele foi detido na terça-feira (23) em Pedro Juan Caballero, pela polícia paraguaia, e atualmente está na cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.
Dívida de R$ 60 mil impede soltura
Segundo o advogado de Waldemar, Rumennigge Pires Dietz, o humorista não tem condições de pagar a dívida de pensão alimentícia, que atualmente está em torno de R$ 60 mil. "Ele passou por audiência de custódia agora e continua preso, visto que ele não tem condições de pagar o valor da pensão para poder sair", afirmou Dietz ao g1. O mandado de prisão estava aberto desde novembro de 2025.
O cálculo atualizado da dívida foi realizado em maio de 2026. O valor inclui parcelas vencidas de pensão alimentícia de R$ 21,8 mil, além de 50% de despesas inadimplidas (metade dos gastos referentes ao filho, não especificados), que chegam a R$ 41,1 mil. Também foram incluídos juros adicionais de R$ 3,7 mil.
Dificuldades financeiras e mudança para o Paraguai
De acordo com o advogado, o humorista enfrentava dificuldades financeiras desde que deixou de ser apresentador, o que o impediu de honrar os compromissos da pensão, fixada em cerca de R$ 2 mil mensais. Waldemar estava morando no Paraguai para cursar medicina, conforme mostrado em vídeos nas redes sociais em março deste ano. No entanto, suas contas nas redes sociais não estão mais disponíveis.
Distanciamento do filho e reaproximação
A mãe da criança, Sami Moura, relatou ao g1 no início de 2026 que o humorista não via o filho desde janeiro de 2025 e mantinha pouco contato. A advogada da família, Flávia Aragão, afirmou que Waldemar só iniciou contato com o filho, de 8 anos, após saber do processo. "Fizemos um combinado de ser uma vez por semana ligações, e ele estava ligando, embora a criança estivesse tendo até dificuldade de adaptação porque ele ficou dois anos sem vê-lo", contou Flávia.
Em nota enviada ao g1 na quarta-feira (24), a defesa reconheceu que houve um distanciamento na convivência com o filho, mas afirmou que vem ocorrendo um processo de reaproximação gradual e positiva. "O Sr. Waldemar reconhece que, em determinado período, houve um distanciamento na convivência com o filho, decorrente de circunstâncias pessoais e familiares... Atualmente, o Sr. Waldemar mantém contato frequente com Enrico, inclusive por meio de chamadas semanais de videoconferência", diz a nota.
Próximos passos
Segundo Rumennigge, a defesa ainda não tem previsão de trazer o humorista de volta para Goiás. Enquanto isso, Seu Waldemar permanece preso em Ponta Porã, aguardando desdobramentos judiciais.



