Ré que fingia ter 12 anos fará exame de sanidade mental em SC
Ré que fingia ter 12 anos fará exame de sanidade mental

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, que fingia ter 12 e enganou uma família em Joinville (SC), passará por exame de sanidade mental nesta sexta-feira (26). O procedimento será realizado pela Polícia Científica em Florianópolis, conforme informou sua defesa. A análise será conduzida por um psiquiatra forense, e não há previsão de quando o laudo ficará pronto.

Entenda o caso

Amanda foi presa em 2 de junho na casa da família que a acolheu como filha adotiva em Joinville, após 14 meses de convivência. Ela responde pelos crimes de estelionato e falsa identidade. Em depoimento, confessou ter aplicado o mesmo golpe em Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ), e nos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará.

No dia 9 de junho, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), tornando Amanda ré no processo criminal. Ela permanece presa.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

O golpe

A mulher, que completou 38 anos em 10 de junho, enganou uma família inteira, fazendo-se passar por uma adolescente de 12 anos. Ela foi desmascarada após uma busca na internet feita por uma assistente social, que desconfiou da situação. O caso ganhou repercussão nacional.

O exame de sanidade mental é um procedimento padrão em casos onde há dúvidas sobre a capacidade mental do acusado. A defesa de Amanda não detalhou se há suspeita de transtorno psicológico.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar