Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, que fingia ter 12 e enganou uma família em Joinville (SC), passará por exame de sanidade mental nesta sexta-feira (26). O procedimento será realizado pela Polícia Científica em Florianópolis, conforme informou sua defesa. A análise será conduzida por um psiquiatra forense, e não há previsão de quando o laudo ficará pronto.
Entenda o caso
Amanda foi presa em 2 de junho na casa da família que a acolheu como filha adotiva em Joinville, após 14 meses de convivência. Ela responde pelos crimes de estelionato e falsa identidade. Em depoimento, confessou ter aplicado o mesmo golpe em Curitiba (PR), Nova Iguaçu (RJ), e nos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará.
No dia 9 de junho, a Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), tornando Amanda ré no processo criminal. Ela permanece presa.
O golpe
A mulher, que completou 38 anos em 10 de junho, enganou uma família inteira, fazendo-se passar por uma adolescente de 12 anos. Ela foi desmascarada após uma busca na internet feita por uma assistente social, que desconfiou da situação. O caso ganhou repercussão nacional.
O exame de sanidade mental é um procedimento padrão em casos onde há dúvidas sobre a capacidade mental do acusado. A defesa de Amanda não detalhou se há suspeita de transtorno psicológico.



