Bienal de São Paulo leva exposição a três países em 2025
Bienal de São Paulo expõe em três países em 2025

A 36ª Bienal de São Paulo, intitulada "Nem Todo Viandante Anda Estradas – Da Humanidade Como Prática", realizará uma itinerância internacional por três países. A mostra passará por Santiago, no Chile, pela Cidade do México e por Berlim, na Alemanha, ampliando seu alcance para além do Brasil.

A exposição é inspirada no poema "Da Calma e do Silêncio", da escritora Conceição Evaristo. O percurso internacional começa em julho, no Centro Cultural La Moneda, em Santiago. Em setembro, a mostra segue para o Haus der Kulturen der Welt (HKW), em Berlim. Por fim, em novembro, chega ao Museo Tamayo Arte Contemporáneo, na Cidade do México.

Maguy Etlin, vice-presidente da Fundação Bienal, destacou a importância da itinerância. "Quando uma mostra viaja, ela se transforma. O que ganha sentido no Pavilhão Ciccillo Matarazzo adquire novas camadas de significado em Fortaleza, Santiago ou Berlim", afirmou. "Cada território oferece outras leituras, provoca novas perguntas e amplia o alcance das reflexões propostas pela exposição", completou.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

A mostra faz parte de um plano mais amplo de levar a Bienal a dez cidades em três regiões do Brasil, além das paradas internacionais. A iniciativa busca democratizar o acesso à arte contemporânea e promover diálogos transculturais.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar