O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 29, o reajuste na tarifa do transporte público sobre trilhos na Grande São Paulo para 2026. A passagem de metrô e trens subiu de R$ 5,20 para R$ 5,40, alteração que entra em vigor em 6 de janeiro. De 2024 para 2025, a gestão estadual já havia aumentado de R$ 5 para R$ 5,20.
Justificativa do reajuste
O Estado defende o reajuste “após análise das despesas operacionais do sistema, que registram crescimento contínuo”. A administração cita gastos com energia, manutenção da frota, infraestrutura e folha de pagamento. A gestão ainda aponta que a alta foi de 3,85%, “percentual inferior à inflação do período, estimada em 4,46% pelo IPC-Fipe”. Segundo o governo, a medida é necessária para “garantir a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado à população”. Mesmo com o reajuste, o Estado ainda deve subsidiar o sistema metroferroviário com cerca de R$ 5,1 bilhões.
Tramitação na Alesp
A mudança na tarifa foi enviada nesta segunda para aprovação pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Prefeitura também aumenta passagem dos ônibus
A Prefeitura de São Paulo também anunciou nesta segunda o reajuste na tarifa dos ônibus municipais: de R$ 5 para R$ 5,30. De 2024 para 2025, a gestão municipal havia subido de R$ 4,40 para R$ 5, aumento de 13,6%, após cinco anos com a passagem congelada.
“A tarifa básica do transporte público municipal por ônibus será atualizada a partir de 6 de janeiro, passando a ser de R$ 5,30, abaixo do IPC-Fipe Transporte Coletivo, no acumulado do ano (6,5%). Na gestão do prefeito Ricardo Nunes, o valor da passagem foi mantido em R$ 4,40 por cinco anos. De 2020 a 2025 houve uma única atualização de 13,6%, para R$ 5. Já a inflação neste período foi de 40,31%. A correção atual para R$ 5,30 fica menos da metade do valor inflacionário desses 5 anos”, diz o comunicado da Prefeitura. O novo valor da tarifa de ônibus será encaminhado à Câmara Municipal, seguindo o trâmite legal.
Regras para créditos e recargas
De acordo com a SPTrans, os créditos adquiridos até as 23h59 do dia 5 de janeiro no valor de R$ 5 têm validade de 180 dias. Após esse prazo, passa-se a debitar o valor atualizado de R$ 5,30. De acordo com a legislação atual, o limite de recarga é de 200 tarifas no Vale-Transporte e 100 tarifas no Bilhete Único Comum.



