Rio de Janeiro: ônibus municipais deixam de aceitar pagamento em dinheiro
RJ: ônibus municipais deixam de aceitar dinheiro

Os passageiros de ônibus municipais do Rio de Janeiro devem ficar atentos a uma mudança importante que entra em vigor neste domingo (28): não será mais possível pagar a passagem em dinheiro dentro dos coletivos. A tarifa só poderá ser quitada por meios eletrônicos — seja pelo cartão Jaé (físico), pelo aplicativo ou via PIX.

Modernização do sistema de bilhetagem

De acordo com a Prefeitura do Rio, a medida faz parte do processo de modernização do sistema de bilhetagem da cidade. A mudança já vinha sendo anunciada desde maio e, segundo a administração municipal, a adesão tem sido significativa. Mais de 200 mil pessoas passaram a utilizar o sistema Jaé desde então, e o pagamento por PIX já foi usado em mais de 345 mil embarques.

Atualmente, apenas cerca de 4% das viagens de ônibus ainda são pagas em dinheiro. A grande maioria dos passageiros — 96% — já utiliza formas eletrônicas de pagamento.

Banner largo do Pickt — app de listas de compras colaborativas para Telegram

Mudanças na integração tarifária

Além do fim do dinheiro, outra alteração impacta diretamente quem utiliza o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Margaridas (BUM). A partir deste domingo, as integrações tarifárias — que permitem usar diferentes modais de transporte pagando uma única passagem dentro de um período de tempo — estarão disponíveis apenas para usuários do aplicativo Jaé ou do cartão preto, vinculado ao CPF.

O cartão avulso, conhecido como “cartão verde”, continuará funcionando para viagens simples e recargas, mas deixará de permitir integrações entre ônibus, BRT, VLT e outros modais municipais. Ou seja: quem depende da integração para economizar na tarifa precisa se cadastrar no sistema e usar o cartão preto ou o aplicativo.

Já o pagamento por PIX, apesar de estar disponível em toda a frota, não dá direito a esse benefício. Ele vale apenas para passagens unitárias. Segundo a prefeitura, o tempo médio para a confirmação do pagamento é de 27 segundos.

Orientação para os passageiros

A orientação da Prefeitura é que os passageiros que ainda utilizam o cartão verde ou não estão cadastrados no sistema façam a migração o quanto antes. O cadastro pode ser feito diretamente no aplicativo do Jaé.

Para facilitar a adaptação, a cidade ampliou a rede de atendimento, que hoje conta com cerca de 1.600 pontos, incluindo bancas de jornal, lojas credenciadas, bilheterias e máquinas de autoatendimento espalhadas por estações do BRT, VLT e metrô, no trecho entre Jardim Oceânico e Botafogo. Mais de 500 bancas já estão habilitadas a emitir o cartão.

Quem não será afetado

Os usuários do cartão Jaé de gratuidade, de cor amarela, não serão impactados pelas mudanças e podem continuar utilizando o benefício normalmente, sem necessidade de alteração.

A prefeitura reforça que a retirada do dinheiro dos ônibus é uma medida definitiva, sem previsão de retorno, e que cabe aos passageiros se adaptarem ao novo modelo de pagamento digital no transporte público da cidade.

Banner pós-artigo do Pickt — app de listas de compras colaborativas com ilustração familiar