A Prefeitura de Macaé deu início ao primeiro módulo da capacitação do "Programa Município Mais Seguro", uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O curso, realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, foi direcionado exclusivamente para guardas municipais, com a disciplina inaugural "Uso Diferenciado da Força".
Capacitação foca em equipamentos de menor potencial ofensivo
Durante a formação, foram apresentados equipamentos de menor potencial ofensivo, alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais para o emprego da força. O objetivo principal é preservar a vida e garantir os direitos humanos, promovendo um uso responsável da força em benefício do cidadão. O programa também incluiu a participação de psicólogos, com atenção especial à saúde mental dos agentes.
Meta é fortalecer a segurança pública municipal
A capacitação total é composta por dois módulos, cada um com carga horária de 40 horas. O programa visa fortalecer a segurança pública municipal por meio da valorização e capacitação dos guardas municipais. Com a adesão ao Programa Município Mais Seguro, Macaé receberá investimentos superiores a R$ 3 milhões em capacitação, formação, instrução, tecnologias e equipamentos, na modalidade de doação.
Participação de múltiplos municípios e instrutores
Metade do efetivo empregado é de Macaé, enquanto os demais agentes participantes são dos municípios de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Armação dos Búzios. Ao todo, 16 instrutores, entre policiais militares e guardas municipais, conduziram o treinamento. O aprendizado abordou as melhores técnicas nacionais e internacionais de utilização da força, proporcionando um norte mais seguro para a atuação dos guardas, o que se traduzirá em mais qualidade nos serviços prestados à população.



