Cobra é flagrada em ciclovia no Parque dos Poderes
Uma jiboia foi flagrada atravessando uma das vias do Parque dos Poderes, em Campo Grande, na manhã deste sábado (27). O animal, que media cerca de dois metros, chamou a atenção de frequentadores do parque, que se mobilizaram para garantir a travessia segura do réptil. A empresária Natalie Pavan, que pratica caminhada e corrida no local, registrou o momento e contou que a principal preocupação foi proteger a cobra.
Relato da empresária
Natalie frequenta o parque quase diariamente e afirma que o encontro com animais silvestres é rotineiro. Segundo ela, há aproximadamente dois meses, ela já havia avistado outra cobra, ainda maior, cruzando a pista. “Ela estava muito tranquila, andando calmamente. Foi até a rua, que estava fechada por conta do fim de semana”, relatou. Ao ver o animal, a empresária parou e observou a travessia. Como a via estava fechada para veículos devido às atividades de lazer dos finais de semana, ela alertou algumas pessoas que passavam para evitar que a cobra fosse pisoteada.
Proteção e desfecho
Natalie não permaneceu até o fim da travessia, mas acredita que a cobra tenha retornado à área de mata. Segundo ela, outros frequentadores também passaram a acompanhar e proteger o animal até que ele deixasse a pista. O Parque dos Poderes é cercado por vegetação nativa, e o aparecimento de animais silvestres como cobras, capivaras, quatis e antas é considerado comum.
Orientações de especialistas
Especialistas orientam que, ao encontrar esses animais, a população mantenha distância, não tente capturá-los e acione os órgãos ambientais caso haja risco para pessoas ou para o próprio animal.



