O Cemitério Municipal de Pitangueiras, interior de São Paulo, enfrenta uma onda de furtos de placas e peças de bronze instaladas nos túmulos. Moradores que frequentam o local denunciam a ação de criminosos e cobram providências do poder público.
Prejuízo sentimental e financeiro
De acordo com os visitantes, o impacto vai além do financeiro. A jornalista Lis Canello, que teve a placa de um familiar furtada, desabafou: "Eles levaram a placa de uma pessoa da minha família que já tinha mais de 45 anos que estava aqui. Foi levada provavelmente para desmanche, para ferro velho. Acaba não tendo um valor para eles, mas para a gente o prejuízo é muito grande, inclusive sentimental".
O jornalista Thiago Carlos Bento também foi vítima dos criminosos, que levaram objetos de túmulos de seus familiares. Para ele, a situação gera tristeza e indignação: "Quando a gente separa aquela foto com todo carinho, com todo amor, faz aquela moldura sem pensar em valores, não jamais pensa que isso vai ser furtado na hora da visita, chegar lá e não encontrar a foto para relembrar daquela pessoa tão especial para a gente".
Falta de segurança facilita crimes
Moradores apontam que a ausência de iluminação adequada e a altura reduzida do muro facilitam a entrada de criminosos. "O cemitério fica num local um pouquinho mais afastado da cidade, então poderia ter um muro um pouco maior, teria também a possibilidade de colocar serpentinas para proteger", afirmou Lis Canello. Ela também destacou que árvores altas próximas ao muro ajudam os ladrões a escalar. "O poder público poderia tomar algumas iniciativas de baixo custo, para que essa criminalidade não continuasse".
Diante dos furtos, Lis afirma que a família não pretende substituir as placas roubadas até que haja melhorias na segurança. "Esperamos que o poder público tome a iniciativa de trazer melhorias para esse espaço, para que depois a gente faça essa substituição".
Prefeitura estuda medidas
O secretário municipal de Segurança Pública, Junio Cesar de Araújo, informou que a administração está avaliando ações para coibir os furtos. "A gente vem passando, no caso aqui da infraestrutura, para estar reforçando a parte de iluminação, os muros estão reforçando também, e a parte da segurança a gente faz o patrulhamento extensivo todos os dias", declarou. Ele também orienta a população a registrar boletins de ocorrência para que os casos sejam investigados.



